quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

E o Inglesinho Venceu....

No sábado passado, dia 18.12.2010, foi realizada a 1ª Prova de Velocidade da Lagoinha. Essa prova reuniu animais das raças Puro Sangue Inglês e Quarto de Milha, e foi disputada na distância de 400 metros. Até aí tudo normal, a não ser pelo seguinte fato: porque reunir animais de raças diferentes em um único páreo? O principal propósito seria comparar os animais em velocidade? Qual o objetivo de uma comparação entre animais de características e aplicações tão diferentes?

A resposta, infelizmente, é uma só. Satisfação de ego. A única satisfação de falar "meu cavalo ganhou dos PSI". Tal reunião teve chamada de mídia pela imprensa esportiva, que foi convidada pelo proprietário do Quarto de Milha participante da prova. Após toda a entrevista, a repórter ainda teve a infeliz idéia de dizer "será que esse inglesinho ganha do quarto de milha?". Seria irônico, se não fosse por um único detalhe: a reportagem e a prova foram feitos na casa dos PSI, um Hipódromo. Seria interessante um mínimo de respeito pelo cavalo que é tido como o Rei das Pistas. Tal desprezo pelo PSI não pode, de forma alguma, passar em branco pelos apaixonados pelo turfe.

Cabe aqui uma indagação. Porque, na casa dos PSI, foi realizada uma prova que considerou apenas o Quarto de Milha? A prova foi disputada em 400 metros, em um claro favorecimento ao QM em detrimento dos PSI. Qual o propósito disso? Se queriam algo assim, porque não uma disputa em 500 metros, apenas para igualar as chances? Sinceramente não sei.

Seria interessante que, ao invés de favorecer uma raça que nunca fez nada pelo turfe e nem pelo hipódromo, passassem a valorizar aquele que literalmente dá tudo o que tem pelo turfe, às vezes até a própria vida: o PSI. Não aceitem mais esse tipo de situação, isso só serve para denegrir o PSI. Se querem QM participando dos páreos, que o façam apenas com essa raça. Aí sim, realizem provas de 400 metros, que é a única distância em que essa raça tem alguma valia nas pistas. Que, aliás, não é seu meio ambiente. Seu ambiente é outro. O ambiente do Hipódromo é o turfe, o Esporte de Reis, que é disputado pelo PSI.

Apenas um recado tanto para o proprietário do QM quanto para a descuidada repórter: apesar de tudo, o Inglesinho venceu. Que aprendam a nunca menosprezar um adversário, que vive nas e das pistas.

Goiás Race Horse

Nenhum comentário:

Postar um comentário